Cristóvão Gonçalves
Artigo do Valeparaibano dia 13/02/2010
Li com alegria neste jornal matéria publicada na quinta-feira, dia 11, com o título “Dioceses promovem retiros na região”. Minha mente fez uma longa viagem ao passado quando à época coordenava o Grupo de Oração Verbo de Deus na Paróquia São Sebastião na Vila Industrial e iniciamos a “Festa do Povo de Deus”.
Na ocasião ainda não aconteciam os retiros abertos de Carnaval na Diocese de São José dos Campos, apenas o Grupo de Oração São Dimas fazia retiros fechados, normalmente em casa de retiro em Campos do Jordão
Acredito firmemente que Deus nos inspirou a esta iniciativa. Fomos com o Grupo de Oração falar com o Padre José Edward Padoan (Padre Padoan), Pároco daquela Paróquia à época, que com seu carisma acolhedor deu-nos todo incentivo e apoio. Inicialmente o retiro foi realizado no Centro Comunitário, ao lado da Igreja Matriz, com pregações, músicas, muita oração, e claro, sempre encerrando com a celebração da Santa Missa. Já em seu primeiro ano, aquele Centro Comunitário não comportava tantas pessoas que compareceram.
Recorremos então à direção da escola estadual Ana Cândida, localizada também ao lado da Igreja Matriz. Seu pátio super lotado, por alguns dias se tornava uma Igreja viva, recebendo cerca de 2.000 pessoas que iam até este retiro aberto para louvar e receber as bênçãos de Deus.
O número de pessoas aumentava a cada ano a tal ponto de termos que alugar uma tenda de circo para abrigar tanta gente. A esta altura já contávamos com algumas inovações que muito ajudaram as pessoas, como atendimentos pessoais pelas irmãs religiosas, pequenas missionárias, Irmã Lais e Irmã Rosinha, confissões em vários horários, estudos bíblicos, estrutura de apoio com lanchonetes, etc.
Entre tantos acontecimentos ocorridos nesses retiros abertos, um deles guardo ainda vivo em minha memória. Foi quando fizemos a experiência de termos um retiro cujas pregações seriam feitas somente por Seminaristas.
Hoje a Diocese de São José dos Campos já conta com mais de 20 Paróquias que realizam os retiros abertos de carnaval para a Glória de Deus e como opção para que aqueles que não queiram participar dos dias de Carnaval “normal” possam ter esta oportunidade de passar estes dias em adoração, oração, ouvindo a Palavra de Deus, convivendo em um ótimo ambiente e recebendo a Eucaristia.
Nestes 25 anos de retiro aberto de Carnaval, não podemos deixar de agradecer primeiro a Deus, aos padres, que desde seu início na Paróquia São Sebastião apoiaram este importante acontecimento, até hoje na pessoa do Padre Bentinho, aos incansáveis leigos da Renovação Carismática, a todos os Movimentos e Pastorais daquela Paróquia que assumiram este evento com todas as suas dificuldades e que bem sabemos são muitas, a Dom Euzébio e Dom Moacir que respectivamente apoiaram este retiro desde o inicio até o momento.
Vinte e cinco anos de Retiro de Carnaval. Temos muito a comemorar. Milhares de pessoas passaram por este retiro. Muitos voltaram à Igreja, abandonaram as drogas; renovaram suas vidas pessoais e familiares; movimentos e pastorais se uniram para que milhares de pessoas pudessem passar os dias de Carnaval diferente do que se costuma ver!
O primeiro Retiro de Carnaval em nossa Diocese teve e tem até hoje o nome de “Festa do Povo de Deus”. Parabéns a todos que até hoje fazem esta festa acontecer!
Cristóvão Gonçalves é vereador
em São José dos Campos pelo PSDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário